sexta-feira, 3 de julho de 2009

globalizão X Brasil


Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar resumidamente um esboço de como a globalização vem afetando a realidade brasileira, caracterizando brevemente o fenômeno atual da globalização, analisando aspectos econômicos, políticos e culturais que lhe são inerentes: a transformação das mediações de hegemonia política no país, a exclusão social e a alienação cultural provocada por estes movimentos, enfatizando o modo como a nação vem se submetendo às medidas globalitárias e adotando o neoliberalismo.

O neoliberalismo, é inconsistente. Contudo, boa parte dos economistas e políticos que o difundem atualmente não problematizaram adequadamente os seus pressupostos. O neoliberalismo opera assim como uma forte ideologia, capaz de justificar os interesses de uma parcela de agentes econômicos que detém um significativo volume de capital em busca de mercados e aplicações lucrativas, independentemente dos efeitos que esses movimentos de capitais possam ocasionar, no que se refere à negação da cidadania e do bem viver coletivo.

Objetivo

Mostrar os problemas e soluções ocorridos no processo da globalização levando-se em conta uma pequena análise apresentada neste trabalho. Demonstrar a situação atual do Brasil no atual momento. É necessário lembrar que a sociedade moderna é assentada em um sistema econômico, com, uma dinâmica social e um imaginário vocacionados ao universal. O capitalismo é a base material da modernidade, e desde os seus inícios a sua constituição e consolidação significaram a apropriação de recursos naturais e humanos que antes não Ihe pertenciam

Justificativa

Compreender os mecanismos da globalização para perceber suas formas dominantes e como são movidas em busca de maximização dos lucros.

Observando a importância de analisar a desigualdade e a exclusão social que atingiram níveis como agora e a luta contra essa globalização que atende aos negócios, verificando o aparecimento de fatores que surgem forjando as bases de uma sociedade civil planetária, fundada nos direitos humanos e na cidadania.

Isso tudo para perceber que vivemos num meio de propostas e lutas concretas, porém muito confusas. A humanidade passa por momentos de incerteza, indefinição, de falta de grandes projetos utópicos que lhe apontem caminhos. A tarefa é exatamente reconstruir tais projetos, em novas bases.

Precisamos desenvolver alternativas de globalização que possam submeter o mercado e o poder estatal às demandas dos cidadãos do mundo.

Problematização

A internacionalização de mercados, resultante de revolução tecnológica informacional de e organizacional, implicando produção e Estado "enxutos", "flexibilização" do trabalho, desregulamentação, privatização, etc.. identificam uma crise de superacumulação, que acompanha o deslocamento da hegemonia dos EUA para o Leste asiático, provocando mundialização do capital predominantemente especulativo, super-concentrado em gigantescos oligopólios mundiais. Sob esta crise, o capitalismo produz, estruturalmente, não apenas e como sempre desigualdade, mas exclusão: de regiões inteiras e de grandes e cada vez maiores parcelas da população.

O atual estágio não conseguiu dissipar ainda a névoa de distorções ideológicas que tem conduzido a conclusões parciais bastante arriscadas e mesmo perigosas para as forças socioculturais identificadas com o mundo do trabalho e com a idéia da emancipação humana. Tais distorções foram impostas precisamente pelas forças sociais dominantes, que vêm conduzindo esse processo de globalização e cujo conjunto de idéias e de práticas sociais são chamadas de neoliberalismo. a globalizacão no Brasil é uma coisa uito ruim porque com as tecnologias estão almentando as pessoas estão sendo trocadas por máquinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário