quarta-feira, 8 de julho de 2009

globalização x meio-ambiente


Atualmente ambientalistas e economistas debatem qual seria a melhor maneira de equilibrar desenvolvimento com proteção ambiental. Organizações não governamentais responsabilizam as instituições internacionais como o FMI, o Banco mundial e a OMC por incentivarem países emergentes a adotarem políticas macroeconômicas recessivas forçando os governos a intensificarem suas exportações agrícolas fomentando o uso de sementes transgênicas, forçando estas nações a expandir suas fronteiras agrícolas florestas adentro.
Carlos Walter Porto-Gonçalves (p.82:84) afirma que o impacto ambiental causado pela concentração urbana, promovida pelo desenvolvimento acelerado dos últimos anos pode ser medido pela pegada ecológica que quantifica a degradação dos ecossistemas em relação à concentração populacional de uma determinada região. O autor afirma que uma cidade típica da América do Norte de 300.000km2, com uma população de 650 mil habitantes, necessitaria de 30.000 km2 de terras para suprir suas necessidades internas sem considerar a demanda ambiental da industria. Enquanto uma cidade indiana do mesmo porte e nas mesmas condições consumiria 2.900 km2 de terras. Colocando esses números de uma outra forma, o impacto de um americano médio sobre o meio-ambiente - que tem um consumo per capita de 12 hectares de ecossistema - corresponde ao impacto de cerca de dez africanos ou asiáticos que apresentam um consumo per capita de 1,5 e 1,8 hectares, respectivamente.Assim ganha força e simpatizantes a idéia de ambientalistas e ONGs sobre a taxação sobre a poluição emitidas pelos países, em especial os países ricos. O tratado de Kioto sobre o aquecimento global surgiu como uma vitória dos ambientalistas ao estipular um comércio de licenças de emissões de dióxido de carbono em que os países teriam uma cota de redução de emissões de poluentes a atingir. Caso não atinjam esta cota eles podem comprar as cotas reduzidas de outros países (países emergentes como o Brasil). Contudo, muitos também acham que este tipo de comércio seria uma forma de manter os países ricos poluindo às custas do desenvolvimento dos países pobres. Para uns seria imoral comprar o direito de poluir, pois o que se espera é que todos compartilhem tais objetivos.
Assim, o debate atual sobre o impacto da globalização no meio ambiente global gira em torna das preocupações dos governos e sociedade civil em como se ajustarem à atual integração econômica mundial que, conseqüentemente, requer mudanças nas leis internas dos países para que estas estejam de acordo com o Direito Internacional. Também há um debate sobre como a pressão de instituições internacionais afeta a soberania de países como o Brasil, que são acusados, freqüentemente, de não protegerem o meio ambiente e de como esta pressão internacional pode afetar suas relações comerciais com o resto do mundo. E, por fim, uma discussão sobre o equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico baseados nos critérios de valoração do meio ambiente e receita dos países e em estudos como a curva ambiental de Kuznets. com a globalização o meio-ambiente estasendo muito prejudicado, altomoveis transporando merdadoria e como tdo vem do meio-ambiente se naum repor o que desmatou cada vez teva mais poluição.

globalização


A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada quase que em tempo real. O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado. A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista se tornou predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial. A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo. O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta. O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios. Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.Por Eduardo de FreitasGraduado em Geografia Equipe Brasil Escola.a globalização em em ponto de vista é muito boa mas em outro ela é muito ruim pois com ela o planeta esta cada vez mais poluido poqeu ela faz fabricar mais de tudo então isso gera muita poluição

globalização x desemprego


O aumento da concorrência internacional gerado pela Globalização obriga as empresas a cortarem custos diminuindo os preços. Como os países mais ricos possuem altos salários, as empresas procuram instalar suas fábricas em locais que possuam mão-de-obra barata. Com isso há uma transferência de empregos dos países mais ricos para os mais pobres.O desemprego estrutural é uma tendência em que são cortados vários postos de trabalho e uma das principais causas é a automação de várias rotinas de trabalho, substituindo a mão-de-obra do homem. As fábricas estão substituindo operários por robôs, os bancos estão substituindo funcionários por caixas eletrônicos, os escritórios informatizados já possuem sistemas que executam tarefas repetitivas e demoradas, eliminando alguns funcionários.Em contrapartida, existe também a criação de novos pontos de trabalho, gerando novas oportunidades de empregos, mas esses novos empregos exigem profissionais com boa formação e com isso o desemprego continua nas camadas mais baixas.Não só no ramo industrial se vê o efeito da globalização no desemprego. O comércio também estábastante atingido. As grandes empresas multinacionais chegam e acabam com as empresas locais. O aumento de shoppings centers vem acabando com o comércio de rua.Por outro lado vemos a globalização funcionando no Mercosul e outros blocos econômicos. As empresas globais lançam produtos globais para conquistar mercados e ampliar os seus domínios." A empresa diante da economia globalizada poderá seu uma dádiva ou um tremendo problema. "Quais as mudanças causadas pela globalização que podem aumentar o desemprego:mudança de sede ou de um setor de multinacionais para outro país;mudança de ramo da empresa em busca de produtos competitivos;aumento da competitividade e o livre mercado;abertura de importações no país, com redução de impostos para multinacionaicionais.Com a globalização muitas pessoas estão sem emprego elas naum axam mais trabalho porque a teclogia é muito avanssada e com muita tecnologia pouco trabalho humano

sexta-feira, 3 de julho de 2009

globalizão X Brasil


Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar resumidamente um esboço de como a globalização vem afetando a realidade brasileira, caracterizando brevemente o fenômeno atual da globalização, analisando aspectos econômicos, políticos e culturais que lhe são inerentes: a transformação das mediações de hegemonia política no país, a exclusão social e a alienação cultural provocada por estes movimentos, enfatizando o modo como a nação vem se submetendo às medidas globalitárias e adotando o neoliberalismo.

O neoliberalismo, é inconsistente. Contudo, boa parte dos economistas e políticos que o difundem atualmente não problematizaram adequadamente os seus pressupostos. O neoliberalismo opera assim como uma forte ideologia, capaz de justificar os interesses de uma parcela de agentes econômicos que detém um significativo volume de capital em busca de mercados e aplicações lucrativas, independentemente dos efeitos que esses movimentos de capitais possam ocasionar, no que se refere à negação da cidadania e do bem viver coletivo.

Objetivo

Mostrar os problemas e soluções ocorridos no processo da globalização levando-se em conta uma pequena análise apresentada neste trabalho. Demonstrar a situação atual do Brasil no atual momento. É necessário lembrar que a sociedade moderna é assentada em um sistema econômico, com, uma dinâmica social e um imaginário vocacionados ao universal. O capitalismo é a base material da modernidade, e desde os seus inícios a sua constituição e consolidação significaram a apropriação de recursos naturais e humanos que antes não Ihe pertenciam

Justificativa

Compreender os mecanismos da globalização para perceber suas formas dominantes e como são movidas em busca de maximização dos lucros.

Observando a importância de analisar a desigualdade e a exclusão social que atingiram níveis como agora e a luta contra essa globalização que atende aos negócios, verificando o aparecimento de fatores que surgem forjando as bases de uma sociedade civil planetária, fundada nos direitos humanos e na cidadania.

Isso tudo para perceber que vivemos num meio de propostas e lutas concretas, porém muito confusas. A humanidade passa por momentos de incerteza, indefinição, de falta de grandes projetos utópicos que lhe apontem caminhos. A tarefa é exatamente reconstruir tais projetos, em novas bases.

Precisamos desenvolver alternativas de globalização que possam submeter o mercado e o poder estatal às demandas dos cidadãos do mundo.

Problematização

A internacionalização de mercados, resultante de revolução tecnológica informacional de e organizacional, implicando produção e Estado "enxutos", "flexibilização" do trabalho, desregulamentação, privatização, etc.. identificam uma crise de superacumulação, que acompanha o deslocamento da hegemonia dos EUA para o Leste asiático, provocando mundialização do capital predominantemente especulativo, super-concentrado em gigantescos oligopólios mundiais. Sob esta crise, o capitalismo produz, estruturalmente, não apenas e como sempre desigualdade, mas exclusão: de regiões inteiras e de grandes e cada vez maiores parcelas da população.

O atual estágio não conseguiu dissipar ainda a névoa de distorções ideológicas que tem conduzido a conclusões parciais bastante arriscadas e mesmo perigosas para as forças socioculturais identificadas com o mundo do trabalho e com a idéia da emancipação humana. Tais distorções foram impostas precisamente pelas forças sociais dominantes, que vêm conduzindo esse processo de globalização e cujo conjunto de idéias e de práticas sociais são chamadas de neoliberalismo. a globalizacão no Brasil é uma coisa uito ruim porque com as tecnologias estão almentando as pessoas estão sendo trocadas por máquinas